Biologia Ecologia

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) é um dos modelos de conservação mais sofisticados do mundo. Sua concepção vai além da manutenção da biodiversidade, pois possibilita vários usos do solo e dos recursos naturais. Assim, o SNUC se torna uma ferramenta para potencializar atividades que contribuem para a geração de emprego e renda, para o aumento da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do país, sem prejuízo para a conservação ambiental. De acordo com o SNUC,

  • A.

    reserva biológica é a área que abrange área destinada à preservação da diversidade biológica, onde podem ser efetuadas medidas de recuperação de ecossistemas ecológicos naturais alterados e de preservação e recuperação do equilíbrio natural, da diversidade biológica e dos processos.

  • B.

    reserva de fauna é a área natural com o objetivo principal de proteger os meios, a vida e a cultura de populações tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, ao mesmo tempo, busca assegurar o uso sustentável dos recursos naturais existentes.

  • C.

    reserva extrativista é uma área natural onde vivem populações tradicionais apoiadas em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.

  • D.

    reserva de desenvolvimento sustentável é a área com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, onde são incentivados estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável dos recursos faunísticos.