Biologia Metodologia Científica Ensino em Ciências e Biologia

Os conteúdos educacionais a serem desenvolvidos no ensino de Ciências podem ser descritos pela articulação de competências que

I. envolvem as capacidades de ler, escrever e compreender informações de natureza científica e tecnológica;

II. tratam da resolução de problemas, incluindo a observação, a formulação de hipóteses, a proposição e a execução de procedimentos;

III. tratam das atitudes individuais e sociais frente aos problemas científicos e tecnológicos.

Essas competências constituem, respectivamente, as seguintes dimensões:

  • A.

    comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural.

  • B.

    compreensão e investigação científica; comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural.

  • C.

    compreensão e investigação científica; contextualização e ação sociocultural; comunicação e expressão.

  • D.

    comunicação e expressão; contextualização e ação sociocultural; compreensão e investigação científica.

  • E.

    comunicação e expressão; compreensão e investigação científica; contextualização e condicionamento social.