Biologia Evolução

Depois de deixar a África e penetrar na Ásia, um grupo de Homo sapiens deu meia-volta, atravessou o norte da Península Arábica e retornou ao seu continente de origem. O retorno à África ocorreu há 45 mil anos, ao mesmo tempo em que outro grupo de humanos migrava em direção à Europa. Essas conclusões são embasadas na análise de linhagens de DNA mitocondrial de humanos modernos.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relacionados à evolução humana.

I A história da evolução biológica do homem pode ser contada por meio do estudo e da classificação de fósseis, pela comparação da embriologia de diversos grupos de seres vivos e pela comparação das seqüências de bases nitrogenadas dos genes de diferentes espécies.

II O estudo a que o texto se refere fundamentou-se na análise do DNA mitocondrial porque este é herdado do pai pelos filhos. Desse modo, o DNA mitocondrial existente nas populações humanas atuais é proveniente de populações humanas da África.

III As diferenças de cor, cabelo, altura e características faciais no homem moderno foram originadas de adaptações ao meio geográfico.

IV O hominídeo mais distante do Homo sapiens é o Homo neanderthalensis.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.