Biologia Evolução

“Os seres vivos da Terra atual estão adaptados ao meio em que vivem.” Esta frase corriqueira revela que entre os seres vivos e o ambiente há um ajuste, uma harmonia fundamental para a sua sobrevivência. A enorme diversidade dos seres atuais é o resultado de um longo processo de evolução biológica. Em relação à evolução biológica, observe as afirmativas abaixo.

I. August Weismann cortou a cauda de camundongos durante mais de cem gerações e verificou que as novas ninhadas continuavam a apresentar aquele órgão perfeitamente normal, concluindo assim, que os caracteres adquiridos do meio ambiente não são transmitidos aos descendentes.

II. Segundo Malthus, a população humana teria problemas de alimentação no futuro porque ela e a produção de alimentos cresciam em progressão geométrica e em progressão aritmética, respectivamente.

III. Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existentes sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes, traduzindo assim, as idéias de Lamarck e de Darwin.

IV. A analogia verificada na asa de um inseto e a de uma ave não indica relação evolutiva. São estruturas que evoluíram independentemente e resultaram de adaptações funcionais às mesmas condições ambientais.

V. As nadadeiras das baleias, as asas dos morcegos, as patas dos vertebrados quadrúpedes e os membros superiores do homem são os órgãos homólogos.

VI. Fósseis são restos ou impressões deixadas por seres que habitaram a Terra no passado e constituem provas de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    As afirmativas I, II, III, IV, V e VI são verdadeiras.

  • B.

    As afirmativas I, II, IV, V e VI são verdadeiras.

  • C.

    As afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.

  • D.

    As afirmativas II, III, V e VI são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras.