Biologia Biologia Animal Fisiologia Animal

Durante os últimos anos, a prevalência de sobrepeso e obesidade aumentou dramaticamente em todo o mundo. O excesso de peso contribui para o aparecimento e agravamento de doenças crônicas, ficando evidentes para a saúde pública a dimensão e a importância clínico-epidemiológica da obesidade, epidemia global que já atinge também o Brasil.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Tanto as doenças cardiovasculares, tais como infartos agudos do miocárdio, morte súbita, insuficiência cardíaca por coronariopatia, como também as doenças cerebrovasculares, tais como os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos são responsáveis por mais da metade dos óbitos no Brasil, e a profilaxia dessas doenças é prioridade para a saúde pública.

II - O tratamento mais eficaz contra a obesidade consiste no uso de medicamentos do tipo anfetamina e derivados da fenfluramina, pois exibem relações risco- benefício claramente favoráveis a pacientes com IMC até 25.

III - A obesidade está associada a pelo menos três fatores de risco – a hipertensão, as dislipidemias e a resistência à insulina. Com isso, são fundamentais a prevenção e o controle, que implicam a economia de elevados recursos financeiros destinados ao tratamento da própria doença, bem como de doenças associadas ou decorrentes.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    I e II

  • D.

    I e III

  • E.

    II e III