Biologia Biologia Animal Fisiologia Animal

  • A.

    O acúmulo de dióxido de carbono no sangue torna o pH do plasma alcalino, estimulando o centro respiratório, no bulbo. Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios, o diafragma e os músculos intercostais, resultando na inspiração.

  • B.

    Quando uma pessoa dorme, ocorre aumento na frequência cardíaca, diminuição no calibre dos vasos sanguíneos e na pressão arterial. Os músculos do corpo ficam relaxados e o metabolismo diminui, ocorrendo menor consumo de gás oxigênio e de glicose.

  • C.

    Durante uma atividade física prolongada ocorre aumento da sudorese, o que pode acarretar uma alteração na concentração osmótica do plasma sanguíneo. Esta situação desencadeia um aumento na secreção de hormônio antidiurético, que atua diminuindo a permeabilidade dos túbulos renais à água.

  • D.

    As glândulas supra-renais, em uma situação de alerta, secretam adrenalina na corrente sanguínea, que provoca aceleração das frequências cardíada e respiratória e elevação na pressão arterial, possibilitando maior fluxo de sangue para os músculos esqueléticos.