Biologia Biologia Animal Fisiologia Animal

O termo néfron é definido como a unidade filtrante do rim, tendo a sua estrutura um formato tubular com extremidade em forma de taça, conhecida como cápsula de Bowman. A cápsula de Bowman é ligada ao túbulo renal que termina em um duto coletor. O túbulo renal é composto por três regiões: o túbulo contornado proximal, a alça de Henle e o túbulo contornado distal.

Com base no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    É no tubo coletor que ocorre a reabsorção de hemácias sanguíneas, pois essas células não têm transportadores específicos no túbulo renal.

  • B.

    Na região da alça de Henle ocorre, principalmente, reabsorção de sais de potássio, cloro e sódio do filtrado glomerular.

  • C.

    No túbulo contornado distal ocorre a eliminação passiva de água e a absorção de vitaminas e sais minerais pelas células da parede do túbulo. Somente após esse processo, o filtrado glomerular é lançado no duto coletor.

  • D.

    As células do túbulo contornado proximal reabsorvem ativamente glicose, aminoácidos, vitaminas, parte dos sais e a maior parte da água do filtrado glomerular, devolvendo-os ao sangue dos capilares que envolvem o néfron.

  • E.

    Nos capilares dos glomérulos de Malpighi, a pressão sanguínea força a saída de grandes proteínas existentes no sangue; substâncias que passam entre as células da parede da cápsula de Bowman e atingem o túbulo renal.