Biologia Biologia Animal Fisiologia Animal

Uma pesquisa, conduzida pela CPH Health Solutions, consultoria especializada em saúde corporativa, com 21.000 executivos brasileiros, aponta que nos últimos cinco anos aumentou também o número de queixas referentes a crises de ansiedade e depressão, obesidade e colesterol alto. A boa notícia é que, desde que as grandes empresas passaram a oferecer programas que visam a melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, se está conseguindo vencer três inimigos: o cigarro, o sedentarismo e a má alimentação. O avanço é tímido, mas sinaliza uma tendência positiva. O destaque fica para a redução de 14% nos índices de tabagismo entre os executivos brasileiros. O mérito, aqui, é tanto das campanhas de esclarecimento contra o cigarro como da política de restrição ao fumo no trabalho." Analise as afirmativas abaixo:

I - O sistema circulatório pode ser compreendido como um sistema transportador que garante a distribuição de alimentos, a retirada de excretas e as trocas gasosas, desenvolvido evolutivamente para substituir a difusão direta nos organismos mais simples.

II - O tabagismo causa, ao longo do tempo, a destruição da parede dos alvéolos pulmonares, reduzindo a área disponível para a hematose.

III - O processo digestivo tem como objetivo a transformação de moléculas grandes e complexas presentes nos alimentos em estruturas menores, possíveis de serem absorvidas no intestino.

IV - As gorduras são facilmente absorvidas no intestino, de maneira que qualquer indivíduo pode apresentar altas taxas de colesterol no sangue

Estão corretas:

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas