Questões de Concurso de Fisiologia Vegetal - Biologia

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Questão 964867

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 76

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.

As plantas geneticamente modificadas mencionadas no texto são componentes abióticos com capacidade de exercer influência sobre um ecossistema.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964868

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 77

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.

Os seres vivos referidos no texto são autótrofos e podem agir como produtores no ecossistema hipotético proposto.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 964869

Secretaria de Estado de Educação - AL (SEDUC/AL) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 78

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue os itens a seguir.

O fluxo de matéria no ecossistema hipotético permite que plantas silvestres recebam matéria das plantas geneticamente modificadas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 841813

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Ciências / Questão 32

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O crescimento das plantas inicia-se a partir de meristemas, que são regiões capazes de adicionar células ao corpo da planta. Os meristemas laterais e apicais estão envolvidos, respectivamente, nos crescimentos
  • A. secundário e primário.
  • B. primário e de comprimento.
  • C. primário e secundário.
  • D. secundário e apical.
  • E. secundário e de espessamento.

Questão 851714

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 106

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O gráfico precedente mostra a variação da massa, em gramas, de uma folha de mangueira recém-destacada, ao longo de determinado intervalo de tempo. Com relação a esse gráfico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A estabilização na curva indica que a redução de massa na folha deixou de ser linear e passou a ser constante, em decorrência da abertura maciça de estômatos e das lenticelas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851715

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 107

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O gráfico precedente mostra a variação da massa, em gramas, de uma folha de mangueira recém-destacada, ao longo de determinado intervalo de tempo. Com relação a esse gráfico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A curva no gráfico indica que houve redução na taxa de fotossíntese dessa folha em decorrência da degradação da cutícula.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851716

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 108

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

O gráfico precedente mostra a variação da massa, em gramas, de uma folha de mangueira recém-destacada, ao longo de determinado intervalo de tempo. Com relação a esse gráfico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A redução de massa na folha, ilustrada na curva do referido gráfico, decorre da perda de água por transpiração — um processo dependente da cutícula e dos estômatos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 860699

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Biologia / Questão 32

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em 1808, James Currie publicou o seguinte:

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. III.

Questão 860701

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Biologia / Questão 34

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O esquema abaixo resume as principais etapas relacionadas à espermatogênese, numeradas de I a V.

A alternativa que apresenta associações corretas entre as etapas e os processos que as caracterizam é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Questão 860722

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Biologia / Questão 55

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Algumas tribos indígenas da América do Sul são conhecidas por usar misturas de vários tipos de venenos em pontas de flechas e setas de zarabatanas. As pontas envenenadas são geralmente usadas para caça, possibilitando o abatimento de animais selvagens por asfixia. Mesmo envenenadas, as carnes de caça são importantes alimentos para os indígenas e não lhes trazem danos à saúde.

Em seres humanos as setas envenenadas provocam os mesmos efeitos asfixiantes, sendo que, se uma vítima envenenada for socorrida por um procedimento hospitalar de respiração pulmonar artificial (ventilação mecânica), haverá grandes chances de sobrevivência após o término dos efeitos nocivos do veneno.

O abatimento dos animais de caça por asfixia é possível porque a mistura de venenos

  • A. atua diretamente na produção de gás carbônico pela respiração celular aeróbica.
  • B. destrói as células da mucosa pulmonar dos mamíferos.
  • C. apresenta ação paralisante sobre a musculatura.
  • D. impede a realização de respiração celular aeróbica a partir da obtenção de glicose.
  • E. impossibilita a obtenção de hemoglobina pela ventilação pulmonar.