Questões de Concurso de Gestão Ambiental - Biologia

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Questão 916236

Ministério Público Estadual - ES (MPE/ES) 2013

Cargo: Agente Técnico - Área Biólogo / Questão 42

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

 A preservação e a recuperação das matas ciliares das propriedades rurais são essenciais para a manutenção e o estabelecimento do equilíbrio ecológico dos ecossistemas.

Ao recuperar uma mata ciliar dentro de sua propriedade, o agricultor deverá ter como parâmetros ambientais

  • A. largura do curso d’água e as espécies vegetais nativas.
  • B. vazão hídrica do curso d’água e as espécies vegetais nativas.
  • C. largura do curso d’água e as espécies cultivadas na propriedade.
  • D. vazão hídrica do curso d’água e as espécies cultivadas na propriedade.
  • E. largura e a vazão hídrica do curso d’água e as espécies vegetais nativas e cultivadas na propriedade.

Questão 916240

Ministério Público Estadual - ES (MPE/ES) 2013

Cargo: Agente Técnico - Área Biólogo / Questão 46

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Em função da construção de uma barragem para um reservatório de uma usina hidrelétrica, foram exigidos pelo órgão ambiental local, estudos sobre duas populações de jacarés.

Os estudos iniciaram dois anos antes, e continuaram por mais dois anos após o enchimento do reservatório.

O pesquisador responsável pelo estudo concluiu que, em um primeiro momento, as populações não estavam ameaçadas necessitando, porém, de acompanhamento sistemático e contínuo no decorrer dos anos seguintes.

Tal procedimento, indicado pelo pesquisador, enquadra-se na prática de

  • A. estudos e relatórios de impacto ambiental.
  • B. planejamento territorial.
  • C. planos diretores rurais.
  • D. manejo de unidades de conservação.
  • E. monitoramento ambiental.

Questão 916246

Ministério Público Estadual - ES (MPE/ES) 2013

Cargo: Agente Técnico - Área Biólogo / Questão 52

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

A elaboração de um relatório a partir da avaliação do impacto ambiental gerado por um projeto deverá considerar
  • A. o meio físico constituído pelo subsolo, as águas, o ar e o clima, destacando os corpos d’água, o regime hidrológico e as correntes marinhas e atmosféricas, apenas.
  • B. o meio biológico e os ecossistemas naturais constituídos pela fauna e a flora, destacando as espécies indicadoras, raras e ameaçadas de extinção, apenas.
  • C. o meio socioeconômico constituído pelos sítios e monumentos arqueológicos, históricos e culturais da comunidade, apenas.
  • D. o meio físico, constituído pelo subsolo, água, ar e clima, e o meio biológico, constituído pela fauna e flora, apenas.
  • E. o meio físico, constituído pelo subsolo, água, ar e clima, o meio biológico, constituído pela fauna e flora, e o meio socioeconômico.

Questão 916262

Ministério Público Estadual - ES (MPE/ES) 2013

Cargo: Agente Técnico - Área Biólogo / Questão 68

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

O tratamento dos efluentes é uma exigência para uma melhor conservação ambiental urbana e rural. O método mais empregado para o tratamento de esgotos urbanos, cuja origem é domiciliar, consiste basicamente na
  • A. ação de micro-organismos decompositores, seguida pela centrifugação do material sólido orgânico.
  • B. centrifugação do material sólido orgânico, seguida pela decantação da matéria orgânica em tanques apropriados.
  • C. decantação da matéria orgânica em tanques apropriados, seguida pela ação de micro-organismos decompositores.
  • D. ação de micro-organismos decompositores, seguida pela decantação da matéria orgânica em tanques apropriados.
  • E. decantação da matéria orgânica em tanques apropriados, seguida pela centrifugação da material sólido orgânico.

Questão 871854

Secretaria de Estado da Gestão e Previdência - MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Ambiental - Área Bioquimico / Questão 27

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Nos procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade consta que
  • A. o teor máximo recomendado de cloro residual livre, em qualquer ponto do sistema de abastecimento, seja de 1 mg/L.
  • B. é obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,1 mg/L de cloro residual livre em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).
  • C. no caso de fluoretação, para prevenção de cáries, não existem valores recomendados máximos para concentração de íon fluoreto.
  • D. do ponto de vista radiológico, valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq/L para beta total indicam potabilidade da amostra.
  • E. o cloro residual livre é aquele presente na forma elementar dissolvida ou, como ácido hipocloroso, ou mesmo como íon hipoclorito.

Questão 829304

Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Técnico e Científico - Área Biólogo / Questão 38

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Entre as diferentes tecnologias de tratamento de esgoto, as lagoas anaeróbias têm como vantagem e desvantagem, respectivamente:
  • A. os custos de implantação e operação reduzidos; e a contaminação do solo.
  • B. a eficiência de remoção de coliformes de 90 a 99%; e a produção de maus odores e insetos.
  • C. pequena superfície e grande profundidade; aplicação apenas a efluentes com baixo teor de matéria orgânica.
  • D. a eliminação de patógenos de 60 a 99%; e a remoção anual do lodo formado.
  • E. o alto custo de implantação; e a necessidade de equipamentos complexos para funcionamento.

Questão 871820

Secretaria de Estado da Gestão e Previdência - MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Ambiental - Área Biólogo / Questão 33

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A gestão de uma unidade de conservação é guiada pelo seu plano de manejo que deve
  • A. estabelecer as atividades socioeconômicas das comunidades do entorno.
  • B. estabelecer os objetivos prioritários da criação da unidade de conservação.
  • C. implantar o zoneamento estabelecido na criação da unidade de conservação.
  • D. estabelecer normas específicas para o uso dos recursos da zona de amortecimento.
  • E. normatizar as diretrizes de desenvolvimento estabelecidas na criação da unidade.

Questão 921784

Fundação Universidade Federal de Tocantins (UFT) 2017

Cargo: Biólogo / Questão 36

Banca: COPESE / UFT

Nível: Superior

De forma geral, o valor econômico dos recursos ambientais tem sido desagregado na literatura da seguinte maneira: Valor econômico total (VET) = Valor de uso (VU) + valor de opção (VO) + Valor de Existência (VE), onde:

I. O valor de uso (VU) representa o valor atribuído pelas pessoas pelo uso, propriamente dito, dos recursos e dos serviços ambientais. O VU é composto pelo valor de Uso Direto (VUD) e pelo Valor de Uso Indireto (VUI).

II. O VUD corresponde ao valor atribuído pelo indivíduo devido à utilização efetiva e atual de um bem ou serviço ambiental, por exemplo, extração, visitação ou alguma outra forma de atividade produtiva ou consumo direto, com relação às florestas.

III. O VUI representa o benefício atual do recurso, derivado de funções ecossistêmicas como, por exemplo, a proteção do solo, a estabilidade climática e a proteção dos corpos d‟água, decorrentes da preservação das florestas.

IV. O Valor de Opção (VO) representa aquilo que pessoas atribuem no presente para que no futuro os serviços prestados pelo meio possam ser utilizados.

V. O Valor de Existência (VE) se caracteriza como um valor de não-uso. Essa parcela representa um valor atribuído à existência de atributos do meio ambiente, independentemente, do uso presente ou futuro.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  • B. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • C. Todas as afirmativas estão falsas.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 829318

Ministério Público Estadual - SP (MPE/SP) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Técnico e Científico - Área Biólogo / Questão 52

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Um dado importante na restauração de florestas tropicais é a classe de substrato usado para garantir a germinação de sementes e um bom desenvolvimento das mudas. Devem ser consideradas as seguintes características: boa estrutura e consistência, porosidade suficiente para boa drenagem e aeração das raízes, capacidade de retenção de água, ausência de sementes de ervas daninhas, viabilidade econômica e boa disponibilidade e facilidade de preparo. Assinale a alternativa que contém correta e respectivamente a classe, o exemplo e as vantagens de substratos comumente usados.
  • A. Grupo A; Composto orgânico de bovinos, casca de eucalipto e pinus, bagaço de cana e lixo urbano; Produzido por processos naturais, boa consistência, média a alta porosidade e retenção de água, fácil obtenção e baixo custo.
  • B. Grupo B; Turfa; Alta densidade, partículas grandes, elevando aeração e drenagem, equilíbrio entre macro e micro poros, difícil obtenção e baixo custo.
  • C. Grupo C; Casca de arroz carbonizada, cinza da caldeira de biomassa e bagaço de cana carbonizado; Formado a partir de processos naturais com alta atividade biológica, elevada capacidade de retenção de água e média e alta concentração de N, P e K.
  • D. Grupo D; Vermiculita; Baixa densidade global e alta porosidade (>80%), fácil obtenção, alto custo e isento de inóculos de doenças.
  • E. Grupo E; Terra de subsolo; Se mais argilosa, eleva a aeração e a drenagem, fácil obtenção e de baixo custo.

Questão 704513

Companhia de Saneamento Básico de São Paulo - SP (SABESP/SP) 2014

Cargo: Biólogo / Questão 29

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Considere um ambiente impactado, onde estão ocorrendo os estágios iniciais da sucessão ecológica, e a tabela a seguir:

A representasção do(s) organismo(s) com maior alcance de forrageamento e sua classificação, de acordo com as estratégias de sobrevivência "r" e "k", está em:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.