Biologia Meio Ambiente Impacto ambiental

Um estudo apresentado em março deste ano pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) revela que o Brasil é um dos países da América do Sul que apresentaram a maior perda real da área de florestas nos últimos anos. Segundo o relatório, o Brasil desmatou, no período de 2000 a 2005, cerca de 74% da área desmatada na América do Sul. Isso significa que, dos 42 mil km2 devastados por ano em toda a região sul-americana, pelo menos 31 mil km2 estão localizados em terras brasileiras.

Internet: (com adaptações).

A respeito da questão do desmatamento no Brasil e das medidas que visam coibi-lo, assinale a opção correta.

  • A.

    Para buscar minimizar os efeitos do desmatamento, o Código Florestal determina a manutenção de uma reserva legal, correspondente, na Amazônia Legal, a 60% da área total da propriedade.

  • B.

    A largura mínima das áreas de preservação permanente que se localizam ao longos dos rios, definidas pelo Código Florestal, independe da largura do curso de água.

  • C.

    O Sistema Nacional de Unidades de Conservação proíbe, nas florestas nacionais, atividades que envolvam corte e derrubada de árvores.

  • D.

    Atividades que envolvam exploração econômica de madeira, lenha ou subprodutos florestais devem ser objeto de licenciamento ambiental.