Biologia Biologia Celular Imunologia

Devido à grande heterogeneidade dos tipos de moléculas que podem funcionar como anticorpos, é comum designá-las pelo termo genérico imunoglobulinas. Essas moléculas possuem peso molecular que varia em torno de 150.000 kD. Sobre as imunoglobulinas, é correto afirmar:

  • A.

    A papaína pode agir sobre a IgG separando-a em dois fragmentos Fab idênticos, que formam com o antígeno um complexo insolúvel, e um fragmento Fc que não se combina com o antígeno.

  • B.

    Na região em dobradiça da IgG há um grande número de resíduos de alanina. A alanina impede a configuração  helicoidal normal e mantém essa região da cadeia polipeptídica distendida e acessível às enzimas proteolíticas.

  • C.

    A separação das cadeias polipeptídicas constitutivas dos anticorpos pode ocorrer pela associação de excesso de reagente capaz de romper ligações dissulfeto em conjunto com diminuição do pH.

  • D.

    As imunoglobulinas possuem pequenas faixas de mobilidades eletroforéticas dentro de cada classe devido às diferentes cargas livres nas diferentes moléculas.

  • E.

    Secreções seromucosas como saliva, lágrimas, suor e colostro, entre outras, são ricas em IgE, que são anticorpos capazes de inibir a aderência dos microorganismos por eles recobertos às células da mucosa e de ativar a via alternativa do complemento.