Biologia Biologia Celular Imunologia

Texto para as questões de 31 a 35

 

Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução geralmente benigna na forma clássica e geralmente grave quando se apresenta na forma hemorrágica. A dengue é, hoje, a mais importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes) que afeta o homem e é um sério problema de saúde pública no mundo, especialmente em países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal vetor do vírus causador da doença.

A circulação simultânea de diferentes sorotipos do vírus da dengue no Brasil favorece a ocorrência de vários casos da forma hemorrágica da doença, que pode ser fatal em algumas situações. A forma hemorrágica pode desenvolver-se com alteração de permeabilidade vascular e coagulação intravascular com formação de trombos, seguida por hemorragias.

Na figura acima, está ilustrado o vírus da dengue, um arbovírus ssRNA do gênero Flavivirus. Considerando essa figura e as informações do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    A figura mostra um vírus, representado pela área de pontos escuros, invadindo um hepatócito, visualizado, certamente, por microscopia óptica.

  • B.

    A coleta de material para identificação do vírus da dengue deve ser feita por punção lombar, devido à localização preferencial do vírus no sistema nervoso.

  • C.

    Devido à baixa carga viral, a demonstração de IgM em uma única amostra não é estatisticamente significativa para o diagnóstico laboratorial da dengue.

  • D.

    Apesar de ser necessário um vetor para se transmitir a dengue, ao se manipular amostras de sangue para investigação da presença do vírus dessa doença, devem-se usar luvas.

  • E.

    Devido às suas características, o vírus da dengue é sensível a métodos de calor úmido de esterilização, mas resiste aos métodos de calor seco.