Biologia Biologia Celular Imunologia

As reações imunológicas (antígeno-anticorpo) são a base dos imunoensaios. Os imunoensaios podem ser utilizados para a detecção de antígenos ou de anticorpos de interesse. Para a detecção de um antígeno, o anticorpo correspondente é utilizado como um dos reagentes do ensaio e vice-versa para a detecção de um anticorpo.

 Com relação aos imunoensaios, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Nos ensaios de imunodifusão, o antígeno ou o anticorpo se difunde em um meio gelificado e, quando se encontram, formam imunocomplexos de elevado peso molecular, que podem ser observados sob a forma de uma turvação nítida, independentemente da concentração de cada um dos componentes.

  • B.

    Os diferentes tipos de imunoensaios utilizam marcadores específicos para a emissão do sinal que será detectado pelos equipamentos de leitura. Nos ensaios fluorimétricos e quimioluminescentes, a detecção do sinal é realizada pela contagem de fótons de luz.

  • C.

    No ensaio de nefelometria, as reações de precipitação entre antígeno e anticorpo produzem um aumento da absorção da luz incidente, enquanto que na turbidimetria produzem um aumento da intensidade de luz dispersa. Ambas as técnicas podem ser aplicadas nas determinações de proteínas de significado clínico em qualquer fluido corporal, desde que essas proteínas apresentem tamanho molecular suficientemente grande para a formação dos imunocomplexos de precipitação.

  • D.

    A técnica de imunofluorescência indireta é caracterizada pela detecção de um antígeno em células ou tecidos utilizando um anticorpo específico marcado com fluorocromo.

  • E.

    Todas são correta.