Biologia Meio Ambiente

Um homem fantasiado de capitão e uma mulher vestida de camponesa comandaram a cerimônia de entrega do prêmio Capitão Gancho da Biopirataria, na tenda externa da Expo Trade, em Pinhais, durante a COP8. A premiação "homenageia" empresas, países e pessoas que, segundo as organizações sociais, fomentam a biopirataria internacional. Às entidades e movimentos sociais que a combatem foi entregue o prêmio Cog. Cogs eram navios que repeliam ataques de piratas.

Internet: (com adaptações).

O texto acima trata de um tema que tem sido amplamente discutido no âmbito dos movimentos ambientalistas e nos debates sobre políticas conservacionistas: a biopirataria. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e da fauna, mas também a apropriação e a monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais.

  • B.

    O tráfico de animais silvestres está sujeito a penalidades legais que são aumentadas nos casos em que se trate de espécies raras ou ameaçadas de extinção.

  • C.

    Theobroma grandiflorum é uma árvore de porte pequeno a médio, originária da Amazônia, pertencente à mesma família do cacau. O nome do fruto dessa árvore foi objeto de disputa internacional por ter sido registrado como marca por uma empresa do Japão.

  • D.

    A legislação brasileira determina que a exportação de espécies incluídas no anexo II da Convenção Internacional Sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) está terminantemente proibida.