Biologia Meio Ambiente

Os grandes centros urbanos são responsáveis pela produção diária de toneladas de resíduos de origem doméstica. Para amenizar o descarte desses resíduos, uma das técnicas utilizadas é a construção de aterros sanitários. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O interior do aterro sanitário não necessita de nenhum sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do metano, gás carbônico e água (vapor), evitando, assim, acidentes provocados pela decomposição dos resíduos.

  • B.

    Um aterro sanitário é uma área designada ao acomodamento exclusivo de lixo residencial, para não haver a mistura com outros resíduos de origens diferentes

  • C.

    A operação segura de um aterro sanitário envolve empilhar e compactar o lixo, para que ocupe o mínimo espaço possível, e cobrir o lixo diariamente com uma camada de material impermeável, para diminuir a liberação de gases mal cheirosos bem como a disseminação de doenças.

  • D.

    A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume), que deve ser despejado num efluente para descarte deste resíduo.

  • E.

    No caso de alguns países, como o Brasil, a liberação dos gases dos aterros sanitários pode ter como recompensa financeira a compensação por créditos de carbono, conforme previsto no Protocolo de Kyoto.