Biologia Meio Ambiente

A recuperação ambiental, de uma maneira geral, tem por objetivos a restauração ou a reabilitação de áreas degradadas, incluindo a remediação de áreas contaminadas. Sobre a remediação de áreas contaminadas por produtos industriais derivados do petróleo, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a execução de barreiras hidráulicas permite, por exemplo, controlar ou impedir o deslocamento das águas subterrâneas contaminadas por vazamentos em postos de combustível, refinarias e bases de estocagem de petróleo.

  • B.

    a técnica conhecida como Air Sparging é usada na remediação de águas subterrâneas contaminadas com substâncias orgânicas voláteis, tais como solventes.

  • C.

    Biosparging é uma técnica de tratamento ex-situ que consiste na remediação de contaminantes voláteis em correntes de ar pela passagem através de filtros biológicos.

  • D.

    biorremediação é uma técnica que pode ser utilizada para a recuperação de aqüíferos contaminados por hidrocarbonetos monoaromáticos, tais como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno.

  • E.

    na biorremediação ativa de áreas contaminadas são utilizadas técnicas para estimular a atividade microbiológica, sendo uma delas conhecida como Bioventing, que corresponde à aeração da zona não saturada do solo contaminado.