Biologia Meio Ambiente

Os principais fenômenos meteorológicos de interesse da hidrometeorologia originam-se na baixa atmosfera. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Processo pseudoadiabático é aquele que apresenta pequena perda de calor diante de uma precipitação. Em situações como essa, pode-se considerar que a ascensão de uma parcela de ar saturado segue um gradiente praticamente igual ao gradiente de vertical de temperatura da adiabática saturada.

  • B.

    O diagrama termodinâmico mais usual é o emagrama, que é um rápido meio de avaliação das mudanças físicas que ocorrem em função das condições de temperatura, pressão e radiação, em que são apresentadas as isoietas de isotermas, isóbaras, adiabáticas úmidas e secas e razões de misturas saturantes.

  • C.

    Os vapores e os gases podem ser liquefeitos por compressão, de forma que o ar seco e o vapor de água nas condições de pressão e temperatura observadas na atmosfera comportam-se como gases perfeitos.

  • D.

    Na temperatura de bulbo úmido, o resfriamento é produzido pela evaporação, que eleva o teor de umidade; já na temperatura do ponto de orvalho o resfriamento do ar ocorre a partir da redução do teor de umidade.