Questões de Concurso de Metodologia Científica - Biologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 860734

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Biologia / Questão 67

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,
  • A. permitir que os alunos possam resolver um problema real; falta de infraestrutura das escolas e falta de interesse dos alunos.
  • B. estimular o professor; falta de interesse dos alunos e falta de recursos.
  • C. compreender a ciência como um produto e não como um processo; falta de infraestrutura nas escolas.
  • D. compreender a ciência como um processo e não como um produto; falta de preparo dos professores e falta de infraestrutura das escolas.
  • E. estimular o professor; falta de infraestrutura das escolas.

Questão 860735

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Biologia / Questão 68

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

  • A. Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.
  • B. Não ser influenciado pelos contextos locais e manter o seu objetivo pedagógico para além da realidade local.
  • C. Tentar se manter isento dos conflitos locais, uma vez que a relação entre escola/comunidade/sociedade pode ser muito complexa.
  • D. Levar em conta que a relevância pedagógica do local a ser visitado deve pesar mais na escolha do que a idade, escolaridade e expectativa dos seus alunos.
  • E. Escolher locais que os alunos não poderiam visitar espontaneamente.

Questão 860736

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Biologia / Questão 69

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Para introduzir na sala de aula um projeto pedagógico que tenha como eixo principal um tema de pesquisa atual na ciência, o professor pode escolher diferentes estratégias, dentre elas:

I. Utilizar materiais audiovisuais, como um vídeo de divulgação cientifica sobre o assunto.

II. Convidar um pesquisador especialista para dar uma palestra sobre o assunto, levantando anteriormente com os alunos questões para serem discutidas com o convidado.

III. Dar como tarefa de casa a leitura na íntegra de um artigo científico publicado em revista internacional sobre o assunto.

IV. Elaborar uma questão “problema” para introduzir o tema, incentivando atividades de pesquisa roteirizada sobre o tema.

Dentre as afirmativas, são adequadas para a realidade escolar brasileira APENAS

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

Questão 860737

Secretaria da Educação - ES (SEDU/ES) 2016

Cargo: Professor de Biologia / Questão 70

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Recentes pesquisas sobre educação em ciências defendem a Alfabetização Científica como meta de ensino e aprendizagem das ciências.

A alternativa que descreve um objetivo da Alfabetização Científica é:

  • A. Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas.
  • B. Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas.
  • C. Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência.
  • D. Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias.
  • E. Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência.

Questão 901779

Instituto Federal do Ceará - CE (IFCE/CE) 2017

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Biologia / Questão 27

Banca: Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE)

Nível: Médio

Sobre microscópio óptico, é correto afirmar-se que
  • A. permite a visualização dos tamanhos e das formas celulares e de todas as estruturas celulares internas.
  • B. usam-se lentes de vidro e luz visível, para formar uma imagem aumentada de um objeto.
  • C. para que algumas estruturas celulares internas sejam visualizadas, não é necessário que as células sejam mortas e marcadas com pigmentos.
  • D. o poder de resolução do microscópio óptico é de aproximadamente 0,5 nm.
  • E. além das lentes de vidro e da luz visível, o microscópio óptico usa potentes magnetos, para focalizar o feixe de elétrons.

Questão 899213

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - MG (UFVJM/MG) 2017

Cargo: Técnico de Laboratório - Área Biologia / Questão 31

Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Nível: Médio

São unidades básicas do Sistema Internacional de Medidas, EXCETO:
  • A. grama.
  • B. metro.
  • C. litro.
  • D. tonelada.

Questão 486923

Casa da Moeda do Brasil 2012

Cargo: Técnico Industrial - Área Eletrônica / Questão 12

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

  • A.

    muda instantaneamente de 0,5 x Vin para -0,5 x Vin.

  • B.

    muda instantaneamente de 0,5 x Vin para zero.

  • C.

    decai exponencialmente de 0,5 x Vin para zero.

  • D.

    sobe instantaneamente para 2 x Vin.

  • E.

    sobe exponencialmente de 0,5 x Vin para 2 x Vin.

Questão 486924

Casa da Moeda do Brasil 2012

Cargo: Técnico Industrial - Área Eletrônica / Questão 13

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

A utilidade da área de memória conhecida como heap é

  • A.

    fazer a interface com os drivers do sistema operacional.

  • B.

    guardar o endereço de retorno das subrotinas.

  • C.

    armazenar os i-nodes dos arquivos abertos.

  • D.

    ser usada como área de alocação dinâmica de memória pelos programas.

  • E.

    ser usada como área das variáveis de ambiente.

Questão 486925

Casa da Moeda do Brasil 2012

Cargo: Técnico Industrial - Área Eletrônica / Questão 14

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

O secundário (lado de baixa tensão e baixa corrente) de um transformador de corrente (TC) usado para medição e tarifação de energia elétrica em subestações de transmissão e distribuição deve ser sempre ligado

  • A.

    a um wattímetro de precisão

  • B.

    a um instrumento de alta impedância

  • C.

    a uma carga indutiva

  • D.

    a uma carga capacitiva

  • E.

    em curto circuito

Questão 486926

Casa da Moeda do Brasil 2012

Cargo: Técnico Industrial - Área Eletrônica / Questão 15

Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Nível: Médio

A equação característica de um circuito RLC série é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.