Biologia Biologia Celular Microbiologia

Texto para as questões de 43 a 48

 

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80 do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança antes pouco utilizados, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Em algumas regiões, a incidência dessa infecção em mulheres chega a 24% por ano, e 5% dos usuários de drogas injetáveis são portadores do vírus HIV-1. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas.

Conforme referido no texto, as infecções oportunistas constituem um dos mais graves problemas para os indivíduos infectados pelo vírus HIV-1. Infecções de prevalência menor em indivíduos com imunidade normal, como as causadas por Pneumocystis carinii, Mycobacterium tuberculosis, Mycobacterium avium, ou a candidíase esofágica, ou ainda a toxoplasmose, são encontradas com maior freqüência em indivíduos imunossuprimidos. Considerando as diversas características dessas infecções, assinale a opção correta.

  • A.

    A infecção por Mycobacterium tuberculosis é diagnosticada ao se identificarem cocos gram-negativos anaeróbicos agrupados no escarro.

  • B.

    Candidíase refere-se à infecção por Candida pyogenes, um bacilo patogênico ao ser humano, que pode ser identificado pelo halo de hemólise em meio ágar-sangue.

  • C.

    O microrganismo causador da infecção por Pneumocystis carinii pode ser corretamente classificado como um fungo devido a suas características de coloração, apesar de não se desenvolver em alguns meios de cultura para fungos.

  • D.

    O Toxoplasma infestans é o fungo causador da toxoplasmose, adquirida pela inalação do fungo alojado em pêlo de gatos.

  • E.

    A infecção por Mycobacterium avium é um tipo de infecção mista por bactérias e fungos, sendo que as bactérias ocupam o centro do micélio.