Biologia Biologia Celular Microbiologia

Considerando as características dos principais grupos de fungos, assinale a opção correta.

  • A.

    No fungo responsável pelo bolor de pão — Rhizopus stolonifer, pertencente ao reino Fungi, filo Zygomycota, classe Zygomycetes —, os esporos sexuais são produzidos no interior de uma cápsula denominada esporângio.

  • B.

    O fungo Phytophthora infestans — filo Oomycota, classe Oomycetes —, agente causal da requeima da batata, apresenta micélio cenocítico e os esporos sexuais, denominados oósporos, são produzidos no interior de uma estrutura denominada zoosporângio.

  • C.

    Os fungos ascomicetos — reino Fungi, filo Ascomycota — apresentam micélio com hifas septadas e reproduzem-se apenas sexuadamente, formando os ascósporos no interior de estrutura denominada asca. As ascas podem estar no interior de um corpo de frutificação denominado ascocarpo.

  • D.

    Na levedura Saccharomyces cerevisae — reino Fungi, filo Ascomycota, classe Saccharomycetes —, a reprodução pode ser sexuada, a partir de células vegetativas dicarióticas que formam os ascósporos, ou assexuadamente, a partir de brotamento de células haplóides ou de células dicarióticas.

  • E.

    Nos fungos causadores de ferrugens em plantas — reino Fungi, filo Basidimycota, classe Urediniomycetes —, o ciclo biológico por reprodução sexuada termina com a produção dos esporos sexuais conhecidos por urediniospóros ou uredósporos.