Biologia Biologia Celular Microbiologia

Para realizar atividades vitais, a célula microbiana requer um fluxo contínuo de energia, incluindo: biossíntese de componentes estruturais, como parede celular e membranas; síntese de aminoácidos, ácidos nucléicos e fosfolipídios; reparo e manutenção da célula; armazenamento de nutrientes e excreção de resíduos indesejáveis; desenvolvimento e reprodução; mobilidade e dispersão. Acerca da obtenção e utilização de energia pelos micróbios, assinale a opção correta.

  • A.

    As bactérias e os fungos, por apresentarem metabolismos semelhantes, não se diferenciam quanto às fontes de energia para ativar os diversos tipos de reações químicas.

  • B.

    As reações endergônicas são aquelas que liberam energia.

  • C.

    Na maquinaria celular, o ATP (adenosina trifosfato) é o composto de maior importância na transferência de energia. Ele é formado pela adição de fosfato a uma molécula de ADP, em um processo denominado fosforilação, que requer energia endergônica.

  • D.

    Nos fungos e nas bactérias, a fotofosforilação do ADP para se transformar em ATP se processa por meio da energia luminosa na presença de água.

  • E.

    Embora não seja utilizada pelos micróbios, a energia térmica é necessária para acelerar reações químicas, incluindo aquelas catalisadas por enzimas.