Biologia Biologia Celular Microbiologia

O estudo de microrganismos, seja com finalidade científica, seja no laboratório de análises clínicas, envolve o uso de diversos equipamentos, como, por exemplo, o mostrado na figura C, e demanda o conhecimento da estrutura celular dos seres vivos objeto de estudo. As figuras A e B mostram esquemas de algumas estruturas celulares de microrganismos.

Considerando as informações e as figuras do texto, e, ainda, o fato de que, tratando-se de microrganismos, é de grande importância a avaliação de possíveis contaminações de água e alimentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Se forem encontradas 50 unidades formadoras de colônia de E. coli em uma amostra de 1 mL de água, essa água não pode ser considerada potável de acordo com a legislação vigente.

  • B.

    Bacilos Gram-negativos, como mostrado na figura B, em forma de bastonetes, aeróbios ou anaeróbios facultativos que fermentam a lactose a 35-37 ºC, produzindo ácido, gás e aldeído em um prazo de 24-48 horas, são chamados coliformes.

  • C.

    A presença da enzima citocromo-oxidase é uma característica dos coliformes encontrados como contaminantes da água, resistentes a tratamento por 5 min no equipamento mostrado na figura C.

  • D.

    Os coliformes, com estrutura mostrada na figura A, são bactérias patogênicas intestinais capazes de se multiplicar em ambiente aquático.

  • E.

    Para se realizar o teste presuntivo para coliformes totais na água, não se deve usar caldo lactosado, pois esse meio é incompatível com os microrganismos a serem testados.