Biologia Biologia Celular Microbiologia

O estudo de microrganismos, seja com finalidade científica, seja no laboratório de análises clínicas, envolve o uso de diversos equipamentos, como, por exemplo, o mostrado na figura C, e demanda o conhecimento da estrutura celular dos seres vivos objeto de estudo. As figuras A e B mostram esquemas de algumas estruturas celulares de microrganismos.

Considerando as informações e figuras do texto e as interações entre aspectos da microbiologia e da bioquímica, assinale a opção correta.

  • A.

    Células eucarióticas capazes de realizar a beta-oxidação de ácidos graxos dependem exclusivamente da fermentação láctica a partir do acetil-C para a obtenção de energia.

  • B.

    Ao se preparar um meio de cultura, deve-se misturar os componentes, ajustar a concentração final, autoclavar o meio, medir o pH e corrigi-lo, sendo esses procedimentos realizados na ordem mencionada.

  • C.

    Alguns agentes antimicrobianos causam a morte da bactéria por desorganizar a estrutura mostrada pelo número 4 na figura B.

  • D.

    Beta-lactamases são enzimas utilizadas como agentes antimicrobianos em meios de cultura seletivos.

  • E.

    A resistência bacteriana a antibióticos chamada natural é conseqüente a uma alteração genética, enquanto a chamada adquirida é conseqüente a alterações protéicas no microrganismo.