Biologia Biologia Celular Microbiologia

Streptococcus pneumoniae pertence ao gênero Streptococcus da família Streptococcaceae. O gênero Streptococcus se caracteriza por serem cocos gram positivos, anaeróbios facultativos, algumas cepas são dependentes de CO2 quando isoladas de material clínico, sendo incorreto afirmar:

  • A.

    São capsulados com morfologia de aplococos lanceados arranjados aos pares ou em cadeias curtas, imóveis não formadoras de esporos. Requerem meios complexos para o seu crescimento.

  • B.

    Em placas de ágar sangue, crescem como colônias lisas, pequenas, brilhantes, circundadas, por um halo esverdeado de alfa-hemólise. Exibem uma zona de depressão central causada por uma autólise parcial.

  • C.

    A autólise pode ser aumentada pela adição de sais biliares ao meio de cultura. O pneumococo é morto pelo aquecimento a 50ºC por 20 minutos, e facilmente lisado, solúvel em bile, sensível a optoquina e muitos tipos são virulentos

  • D.

    St. pneumoniae é componente da microbiota, de nasofaringe humana. A quantidade desta bactéria geralmente é limitada pela competição com os outros microorganismos da nasofaringe e também por mecanismos de defesa não específicos do hospedeiro.

  • E.

    A resistência do pneumoco à Penicilina é devida à alteração da afinidade dos beta-lactâmicos aos alvos específicos, localizados na membrana citoplasmática das bactérias.