Biologia Biologia Celular Microbiologia

Algumas doenças de veiculação hídrica ocorrem somente em países com saneamento básico deficiente; outras, contudo, possuem distribuição mundial. Em relação à hepatite A, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O agente etiológico da hepatite do tipo A é uma bactéria e a transmissão ocorre de uma pessoa a outra (direta e indiretamente), por veiculação hídrica e por alimentos contaminados.

  • B.

    O agente etiológico da hepatite do tipo A é um hepatovírus, e a transmissão ocorre por meio de solução de continuidade (pele e mucosa), por relações sexuais, exposição percutânea a agulhas ou outros instrumentos contaminados e por transfusão de sangue fora da recomendação técnica.

  • C.

    O agente etiológico da hepatite do tipo A é uma bactéria, e a transmissão ocorre diretamente por veiculação hídrica e por sangue contaminado.

  • D.

    O agente etiológico da hepatite do tipo A é um hepatovírus, e a transmissão ocorre por via fecal-oral, de uma pessoa a outra (direta e indiretamente), por veiculação hídrica e por alimentos contaminados.

  • E.

    O agente etiológico da hepatite do tipo A é um hepatovírus, e a transmissão ocorre indiretamente de uma pessoa a outra, por alimentos e instrumentos contaminados, por transfusão de sangue e por meio de solução de continuidade (pele e mucosa).