Questões de Concurso de Parasitologia - Biologia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 947688

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2017

Cargo: Professor de Biologia / Questão 16

Banca: FUundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

Nível: Superior

O kuru, ou Doença de Creutzfeldt-Jakob, é uma doença que acometeu pessoas nativas da Nova Guiné, nas décadas de 1950 e 1960. Descobriu-se que o canibalismo desencadeava a transmissão dessa patologia, causada por
  • A. vírus.
  • B. protozoário.
  • C. fungo.
  • D. príon

Questão 841812

Prefeitura de São Luís - MA 2017

Cargo: Professor de Nível Superior/PNS-A - Especialidade: Ciências / Questão 31

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que se refere à morfologia dos vírus, assinale a opção correta.
  • A. O capsídeo da maioria dos vírus helicoidais tem a forma de um icosaedro de vinte faces triangulares.
  • B. Os vírus helicoidais são semelhantes a pequenos icosaedros, que podem ser rígidos ou flexíveis; o genoma viral fica no interior de um capsídeo oco com estrutura icosaédrica.
  • C. O capsídeo da maioria dos vírus poliédricos tem a forma de um poliedro regular de vinte faces triangulares e doze vértices.
  • D. O vírus da influenza apresenta capsídeo poliédrico coberto por um envelope, razão pela qual é denominado de vírus poliédrico envelopado.
  • E. Bacteriófago é um exemplo de vírus simples constituído por capsídeo de natureza lipídica sem estruturas adicionais.

Questão 851725

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 117

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue os itens a seguir. O diagnóstico de ascaridíase é feito pelo exame de fezes, onde são detectados os ovos do parasita.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851726

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 118

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue os itens a seguir. A esquistossomose é causada por platelmintos da classe Trematoda. As larvas desses platelmintos liberadas pelo hospedeiro intermediário penetram ativamente no homem pela pele e chegam aos seus vasos sanguíneos, instalando-se nas veias do intestino e fígado.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851727

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 119

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue os itens a seguir. O parasita causador da teníase é um invertebrado com o corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e que apresenta ventosas na extremidade anterior, as quais auxiliam na sua fixação às paredes intestinais.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851728

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Biologia / Questão 120

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Considerando os ciclos de vida dos parasitas invertebrados causadores de doenças e as formas de prevenção que devem ser adotadas pela população para evitar a contaminação por esses parasitas, julgue os itens a seguir. Uma das medidas profiláticas para evitar a teníase consiste em ingerir carne de locais sob fiscalização sanitária e cozinhá-la bastante antes da ingestão.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 944717

Prefeitura de Fraiburgo - SC 2017

Cargo: Farmacêutico Bioquímico / Questão 21

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Superior

Em relação ao diagnóstico laboratorial dos protozoários intestinais analise, as afirmativas abaixo:

1. A motilidade dos trofozoítos presentes em fezes recentemente emitidas pode ser observada ao exame direto a fresco. A coloração tricrômica, no entanto, tem a vantagem de favorecer a observação minuciosa da morfologia dos organismos corados.

2. As colorações permanentes, como o tricrômico e a hematoxilina férrica, são usadas para a identificação de trofozoítos e cistos, e para a confirmação da espécie.

3. No diagnóstico parasitológico de fezes para a detecção de Giardia lamblia poderão ocorrer exames falso-negativos, tendo em vista o período negativo de eliminação de cistos num intervalo de 7 a 10 dias. 4. O Blastocystis hominis apresenta-se ao exame microscópico do sedimento fecal somente na forma vacuolar contendo 6 (seis) núcleos.

5. Várias técnicas imunológicas foram propostas para a detecção de antígenos de Giardia em amostras fecais, como as técnicas de ELISA (Enzimaimunoensaio), imunofluorescência direta e imunocromatografia. Esses métodos são úteis, pois são de simples execução, alta sensibilidade e especificidade.

6. Os cistos de Entamoeba histolytica/E. dispar ao exame microscópico do sedimento fecal apresentam quatro núcleos com cariossoma volumoso e excêntrico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 6.

Questão 944719

Prefeitura de Fraiburgo - SC 2017

Cargo: Farmacêutico Bioquímico / Questão 23

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Superior

Durante um processo infeccioso, dependendo do agente etiológico, várias alterações hematológicas são observadas no hemograma quanto à composição e morfologia dos leucócitos, as quais correspondem à cinética e função das células envolvidas nos processos de defesa contra um determinado agente infeccioso.

Em relação às possíveis alterações observadas no hemograma de um paciente com sepse por bactérias Gram positivas, qual das alternativas abaixo está correta?

  • A. Leucocitose com linfocitose e presença de linfócitos atípicos.
  • B. Leucocitose com neutrofilia, desvio à esquerda, granulações tóxicas, vacuolização citoplasmática nos neutrófilos e bastonete de Auer.
  • C. A leucopenia ou pancitopenia não são alterações hematológicas observadas nos casos de sepse por bactérias Gram-positivas.
  • D. Leucocitose com neutrofilia, desvio à esquerda, granulações tóxicas, vacuolização citoplasmática nos neutrófilos e corpos de Dhöle.
  • E. As alterações quantitativas e morfológicas observadas no hemograma de pacientes com sepse por bactérias Gram-positivas sempre são semelhantes àquelas ocasionadas por Gramnegativos, como leucocitose com neutrofilia, desvio à esquerda e granulações tóxicas.

Questão 944720

Prefeitura de Fraiburgo - SC 2017

Cargo: Farmacêutico Bioquímico / Questão 24

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Superior

Histoplasma capsulatum, agente etiológico da histoplasmose, apresenta-se na lesão como leveduras pequenas e unibrotantes. Ao ser cultivado em ágar Sabouraud a 25°C, produz colônias que, ao exame microscópico, apresentam os seguintes elementos de esporulação:
  • A. Artroconídios e elementos toruloides.
  • B. Microconídios lisos e macroconídios tuberculados de parede dupla.
  • C. Microconídios globosos e agrupados, acládios e hifas espiraladas.
  • D. Hifas largas, hialinas, asseptadas e esporangioforos com rizoides.
  • E. Hifas demácias e conidióforos com fiálides e cadeias de conídios lisos.

Questão 944722

Prefeitura de Fraiburgo - SC 2017

Cargo: Farmacêutico Bioquímico / Questão 26

Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Nível: Superior

Ao nascer o homem recebe as primeiras bactérias que farão parte de sua biota normal e que estão distribuídas nas partes do corpo que estão em contato com o meio externo.

Com relação à microbiota humana, assinale a alternativa correta.

  • A. São áreas normalmente estéreis do corpo humano: trato respiratório, após as cordas vocais, seios nasais e paranasais, fígado e outras vísceras, ossos, articulações, músculos, sangue e outros tecidos, líquor, líquidos pleural, peritonial, sinovial e pericárdico.
  • B. A microbiota transitória tem como função impedir a colonização por patógenos do meio externo e o possível desenvolvimento de doença por meio de interferência bacteriana e de ajudar na absorção de nutrientes.
  • C. A microbiota residente é composta por microrganismos não patogênicos ou potencialmente patogênicos que permanecem na pele ou mucosa por horas, dias ou semanas, provenientes do meio externo, não provocando doença e não se estabelecendo em definitivo na superfície corporal.
  • D. A Família Enterobacteriaceae é constituída de espécies bacterianas que habitam normalmente o intestino grosso, sendo incapazes de causar danos a seu hospedeiro, enquanto estiverem restritas ao trato intestinal.
  • E. A pele apresenta uma microbiota residente bem definida e constante, sendo Sthaphilococcus aureus o microrganismo mais frequente.