Biologia Metodologia Científica Práticas Laborais

Para garantir a potabilidade de água para o consumo humano, algumas técnicas são empregadas na detecção de microorganismos. Assinale a alternativa que contém as técnicas adequadas de detecção e avaliação de qualidade de água.

  • A.

    Para a avaliação do grupo coliformes, é utilizada a técnica dos tubos múltiplos, detectando-se microorganismos que fermentam a lactose, havendo a produção de gás em uma temperatura de incubação de 44,50 oC por 24 horas.

  • B.

    Para a avaliação de coliformes fecais ou coliformes termotolerantes, é utilizada a técnica dos tubos múltiplos, detectando-se microorganismos que fermentam a lactose, havendo produção de gás em uma temperatura de incubação de 35 oC por 48 horas.

  • C.

    Para a avaliação de bactérias heterotróficas, é realizada a contagem de Unidades Formadores de Colônias (UFC), obtidas por semeadura em placa, permitindo a contagem mínima estabelecida no padrão bacteriológico por incorporação em ágar padrão ("Plate Count Agar"), com incubação a 35 oC por 48 horas.

  • D.

    Para a avaliação de bactérias heterotróficas ,é utilizado o Teste de Presença/Ausência (P/A), realizando-se a avaliação da presença ou ausência de bactérias do grupo coliformes em 100 mL de água

  • E.

    Para a avaliação de coliformes termotolerantes, é realizada a contagem de Unidades Formadores de Colônias (UFC), obtidas por semeadura em placa, permitindo a avaliação qualitativa da presença ou ausência de bactérias do grupo coliformes por incorporação em ágar padrão ("Plate Count Agar"), com incubação a 44,5 oC por 24 horas