Biologia Meio Ambiente Recursos Hídricos

Quanto aos conceitos que envolvem o Balanço Hídrico, analise as proposições abaixo.

1) No cálculo de balanço hídrico, é considerado que à medida que a umidade do solo decresce haverá um ponto em que a evapotranspiração potencial tornar-se-á menor do que a evapotranspiração real, o que estabelece uma relação linear entre o decréscimo de umidade do solo e o decréscimo da razão entre evapotranspiração real e evapotranspiração potencial.

2) A evapotranspiração pode ser medida através de lisímetros, que são recipientes que contêm uma amostra do solo local e cuja parte superior está no nível da superfície do terreno.

3) No balanço hídrico, considera-se que o armazenamento de água no solo varia entre o ponto de murcha e a capacidade de campo. A diferença entre a capacidade de campo e o ponto de murcha em função da profundidade radicular é definida como sendo a capacidade de água disponível no solo, a qual é estimada a partir de funções de pedo-transferência.

4) Evapotranspiração potencial é aquela que ocorre numa superfície vegetada, independente de sua área, de seu porte e das condições de umidade do solo. Portanto, é aquela que ocorre em qualquer circunstância, sem imposição de qualquer condição de contorno.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    2 e 3

  • B.

    1, 3 e 4.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    1, 2 e 4.

  • E.

    3 e 4.