Biologia Meio Ambiente Recursos Hídricos

Texto para as questões 79 e 80

O balanço hídrico é o resultado da contabilização da quantidade de água que entra e sai de certa porção do solo em determinado intervalo de tempo, sendo influenciado pela precipitação, evaporação, infiltração, entre outros fatores.

Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Em regiões como o nordeste do Brasil, a fração da chuva que efetivamente fica retida nas plantas varia ao longo do ano, e, de maneira geral, aumenta em áreas que há elevação dos componentes arbóreos e ao mesmo tempo redução de espécies lenhosas.

  • B.

    Os métodos mais precisos para estimar a interceptação da chuva por uma floresta incluem o numérico de Rutter e o analítico de Gash, sendo necessárias para ambos informações a respeito da capacidade de armazenamento da vegetação na saturação, do coeficiente de chuva livre, da interceptação por galhos e ramos e da evaporação durante a chuva.

  • C.

    Em áreas de reflorestamento, a interceptação da chuva é baixa e depende da espécie, da idade e do espaçamento entre as plantas. Em florestas naturais, esse tipo de interceptação depende de vários outros fatores por exemplo, maior número de espécies, porém, essas florestas apresentam menor variação da interceptação em relação às florestas constituídas artificialmente.

  • D.

    Denomina-se precipitação interna a parte da chuva que atinge a vegetação e fica retida nas partes das plantas.