Biologia Meio Ambiente Recursos Hídricos

Analise as afirmativas abaixo sobre os sistemas para tratamento dos esgotos.

I. As ETEs são câmaras fechadas com a finalidade de deter os despejos domésticos por um período de tempo estabelecido, de modo a permitir a decantação dos sólidos e retenção do material graxo contido nos esgotos, transformando-os bioquimicamente em substâncias e compostos mais simples e estáveis.

II. Os lodos ativados consistem de agregados floculentos de micro-organismos, materiais orgânicos e inorgânicos. Nesse sistema, os micro-organismos se relacionam por uma cadeia de alimentação: bactérias e fungos decompõem o material orgânico complexo e por essa atividade se multiplicam, servindo de alimento aos protozoários os quais, por sua vez, são consumidos pelos metazoários que também podem se alimentar diretamente de bactérias, fungos e mesmo de fragmentos maiores dos flocos de lodos ativados.

III. Nos tanques sépticos, o esgoto passa por um gradeamento e caixa de areia, onde se dá o tratamento preliminar, retendo os sólidos grosseiros e a remoção do lodo. Em seguida, terá início o tratamento primário no tanque de sedimentação, ocorrendo a decantação e a digestão do lodo. Finalmente, o efluente passa pelo filtro biológico onde ocorre o tratamento secundário, após o que o efluente é lançado num corpo receptor.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • A. I, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. II, apenas.