Biologia Biologia Animal Zoologia Invertebrados

No seio de uma comunidade biológica, o equilíbrio entre as populações depende das interações que se estabelecem entre as diferentes espécies. Observa-se que, na natureza, os organismos estabeleceram entre si associações mais íntimas, de que resultam melhores condições de sobrevivência. Sobre esse assunto assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Ocorre a disputa entre indivíduos da mesma espécie e em casos especiais entre indivíduos de espécies diferentes, por um ou mais recursos do ambiente.

  • B.

    Quando os indivíduos de uma colônia são semelhantes, fala-se em colônia mesomórfica, como por exemplo a alga colonial Volvox, que vive em água doce.

  • C.

    O cnidário Physalia pelágica, conhecido como caravela-portuguesa, é um exemplo de colônia isomórfica, apresentando especialização e divisão de funções.

  • D.

    Na sociedade os organismos da mesma espécie apresentam certo grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho, contudo conservam um alto grau de dependência e mobilidade, indispensáveis a sobrevivência.

  • E.

    A Obélia, é uma cnidário que apresenta colônia heteromorfa, em que existe indivíduos alimentadores, chamados gastrozóides, e indivíduos reprodutores, chamados de gonozóides.