Biologia Biologia Animal Zoologia Invertebrados

Os macroinvertebrados são animais de diferentes grupos taxonômicos que passam pelo menos parte de sua vida no meio aquático e vivem sobre o substrato, onde apresentam pouco deslocamento. São animais utilizados no biomonitoramento dos sistemas aquáticos, pois apresentam grande variabilidade de tolerância a poluentes. Com relação ao uso desse grupo como bioindicadores, é corretor afirmar:

  • A.

    Vários índices bióticos foram propostos a partir da ocorrência de diferentes famílias de macroinvertebrados, classificando a qualidade da água como excelente quando mais famílias sensíveis estão presentes na ambiente

  • B.

    A ocorrência de grupos de alta tolerância a efeitos poluentes pode qualificar a água como de qualidade ruim, independentemente da ocorrência de famílias sensíveis.

  • C.

    Em sistemas hídricos degradados, os macroinvertebrados não devem ocorrer.

  • D.

    Dentre os macroinvertebrados, os Oligochaeta são caracterizados pela necessidade de ambientes com altos índices de oxigênio dissolvido.

  • E.

    Em geral, as famílias de Díptera são bastante sensíveis a modificações no ambiente, podendo até mesmo desaparecer do local caso o ambiente sofra perturbação severa.