Questão 10834 - Biologia

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Em relação aos ecossistemas do Brasil, em especial ao Estado de Minas Gerais, analise e julgue os itens a seguir. I) O Cerrado é a segunda região de formação vegetal do Brasil, após a Floresta Amazônica. A expansão agropecuária determinou perdas de sua flora original. É uma formação vegetal predominante em Minas Gerais.

II) O Cerrado tem um grande potencial lenheiro, o que tem levado à destruição da vegetação nativa para a produção de carvão vegetal. A exploração agrícola no Cerrado requer a retirada de árvores, tocos e raízes da vegetação nativa. Uma prática comum é vender a lenha produzida no desmatamento para a produção de carvão vegetal, o que reduz os custos com o desmatamento.

III) A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ameaçados no território brasileiro. Sua área possui altíssima biodiversidade e localiza-se na região litorânea do Brasil, incluindo uma estreita faixa em Minas Gerais, próximo aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

IV) A Caatinga é vegetação xerófila, possui uma área de dispersão que alcança Minas Gerais penetrando pelo norte, na divisa com o sul da Bahia. Acompanha o Rio São Francisco de norte para sul e os seus afluentes.

V) A importância da preservação ou restauração das florestas ou matas ciliares, ao longo dos rios e ao redor de lagos e reservatórios, fundamenta-se no amplo espectro de benefícios que este tipo de vegetação traz ao ecossistema, exercendo função protetora sobre os recursos naturais bióticos e abióticos.

VI) Sob o ponto de vista dos recursos bióticos e abióticos, as matas ciliares criam condições desfavoráveis para a sobrevivência e manutenção do fluxo de genes entre populações de espécies animais e vegetais diversos que habitam as faixas ciliares ou matas maiores próximas. Estão corretos apenas os itens:

  • A.

    ( ) I, III, IV e V

  • B.

    ( ) I, II, III e IV

  • C.

    ( ) II, III, IV e VI

  • D.

    ( ) I, II, III, IV e VI

  • E.

    ( ) I, II, III, IV e V