Questão 10869 - Biologia

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

O estudo e identificação dos seres do Reino Metaphyta é primordial em diversos tipos de perícias. Leia e julgue os itens a seguir a respeito deste Reino.

I - As briófitas possuem vasos condutores ao contrário de outros representantes do Reino Metaphyta. Através do entrelaçamento dos rizóides as briófitas mantêm firmes as encostas, minimizando a erosão.

II - As plantas vasculares atuais englobam as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas; este grupo é chamado de traqueófita pela presença de vasos condutores de seiva.

III - As gimnospermas e as angiospermas são os únicos vegetais que formam frutos.

IV - A única fonte de variabilidade genética na reprodução assexuada é a ocorrência de mutações casuais, podendo levar a diferenças individuais entre as plantas de uma população.

V - Na reprodução sexuada é grande a chance de surgir variação genética entre os descendentes, devido à meiose e a fecundação.

VI - A propagação vegetativa dos vegetais superiores é um processo de reprodução assexuada, de onde o homem aprendeu o plantio da cana-de-açúcar, batata, mandioca e roseira.

VII - As angiospermas: cerejeira, mogno, peroba, cedrinho são usadas na construção de casas e móveis. Várias fibras como algodão, linho e sisal e ainda óleos de babaçu e de mamona, além da cera de carnaúba são derivados das angiospermas. Estão corretos apenas os itens:

  • A.

    ( ) I, II, III, IV e VII

  • B.

    ( ) I, II, V e VII

  • C.

    ( ) II, III, IV, V e VI

  • D.

    ( ) II, IV, V, VI e VII

  • E.

    ( ) II, IV, V e VII