Questão 10875 - Biologia

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Em um laboratório de criminalística, peritos tentam várias técnicas para obter e analisar o DNA de uma amostra biológica. As técnicas incluem desde a extração até a obtenção do perfil genético da amostra em questão. Analise e julgue as técnicas descritas abaixo.

I) A ação mecânica da centrifugação, acima de 14.000 rpm (rotações por minuto), age lisando membranas celulares e precipitando proteínas.

II) A reação em cadeia da polimerase (PCR) é técnica usada para multiplicar seqüências de DNA, mesmo quando está degradado ou fragmentado.

III) A auto-radiografia é uma técnica onde se usa radioatividade (P33 ou S35) para marcar fragmentos de DNA. Em seguida os marcadores radioativos sensibilizam um filme de raios X que é assim revelado e ampliado, para ser analisado posteriormente.

IV) Desnaturação do DNA é a abertura da dupla fita do DNA para iniciar o processo de cópia; a temperatura normalmente utilizada para este fim é de 95ºC.

V) Eletroforese é uma técnica bioquímica usada para separar fragmentos de DNA baseada em seu peso molecular; pode ser utilizada a eletroforese em gel de agarose ou em gel de poliacrilamida.

VI) Na eletroforese, a separação dos fragmentos de DNA é feita mediante corrente elétrica aplicada nas extremidades da placa do gel; os fragmentos de DNA migram do pólo positivo para o negativo da placa. Das técnicas descritas acima estão corretos apenas os itens:

  • A.

    ( ) I, II, IV e VI

  • B.

    ( ) II, III e IV

  • C.

    ( ) I, II, III e IV

  • D.

    ( ) I, II, III, IV e V

  • E.

    ( ) I, II, III, V e VI