O laboratório de Microbiologia e Higiene de Alimentos é classificado quanto ao risco biológico como Classe 2. Inclui os agentes que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de disseminação no meio ambiente pode ser eficazmente controlado se cuidados forem tomados. Assinale a alternativa que define corretamente aerossóis e que indica 2 (dois) cuidados que devem ser tomados para a sua própria segurança e para o ambiente.
  • A. São gotículas pequenas dispersas no ar que podem estar infectadas. A formação de aerossóis pode ser minimizada, evitando-se centrifugação de tubos destampados e ruborização rápida das alças de inoculação.
  • B. São gotículas pequenas dispersas no ar que se formam somente pelo aquecimento rápido. A formação de aerossóis pode ser minimizada, evitando-se aquecimento rápido dos tubos e ruborização rápida das alças de inoculação.
  • C. São gotículas pequenas dispersas no ar que se formam somente por movimentos bruscos. A formação de aerossóis pode ser minimizada, evitando-se esvaziamento rápido de pipetas e homogeneização de amostras de alimentos em equipamentos do tipo liquidificadores.
  • D. São gotículas pequenas dispersas no ar que se formam somente por movimentos bruscos. A formação de aerossóis pode ser minimizada, fazendo o esvaziamento gradual de pipetas e homogeneização de amostras de alimentos em equipamentos do tipo “stomacher”.
  • E. São gotículas pequenas dispersas no ar que podem estar infectadas. A formação de aerossóis pode ser minimizada, evitando-se centrifugação de tubos destampados e ruborização gradual das alças de inoculação.