Assinale a alternativa que descreve o procedimento correto referente à operação da autoclave para esterilização de meios e vidrarias em condições normais:
  • A. verificar o nível da água; carregar a autoclave; ligar a resistência; fechar hermeticamente a tampa inclusive a válvula de saída de vapor; quando a temperatura de 121°C for atingida, marcar o tempo; desligar; esperar a pressão baixar para abrir e retirar o material
  • B. verificar o nível da água; carregar a autoclave; ligar a resistência; fechar hermeticamente a tampa deixando a válvula de saída de vapor aberta; esperar o início da saída de vapor para fechar a válvula de descarga de vapor; quando a temperatura de 121°C for atingida, marcar o tempo; desligar; esperar a pressão baixar para abrir e retirar o material.
  • C. verificar o nível da água; carregar a autoclave; ligar a resistência; fechar hermeticamente a tampa deixando a válvula de saída de vapor aberta; quando a temperatura de 115°C for atingida, marcar o tempo; desligar; esperar a pressão baixar para abrir e retirar o material.
  • D. verificar o nível da água; carregar a autoclave; ligar a resistência; fechar hermeticamente a tampa deixando a válvula de saída de vapor aberta; esperar o início da saída de vapor para fechar a válvula de descarga de vapor; quando a temperatura de 121°C for atingida, marcar o tempo; desligar; abrir completamente a válvula de descarga de pressão e, por último, abrir a autoclave e retirar o material.
  • E. verificar o nível da água; carregar a autoclave; ligar a resistência; fechar hermeticamente a tampa deixando a válvula de saída de vapor fechada; abrir a válvula de descarga de vapor; quando a temperatura de 121°C for atingida, marcar o tempo; desligar; esperar a pressão baixar e abrir a tampa para retirar o material.