As cabines de segurança biológica (CSB) são equipamentos projetados com sistemas de filtração de ar para que se possa ter uma área de trabalho segura no laboratório. Os sistemas de filtração das CSB são mais ou menos complexos, de acordo com o tipo de micro‐organismo ou produto que será manipulado em cada cabine. Por isso, elas são classificadas em três tipos: classe I, classe II e classe III. A classe II é subdividida em A, B1, B2 e B3. Assinale, a seguir, a CSB da classe II, B1.
  • A. Tipo de cabine usada para pequenas quantidades de materiais químicos voláteis, químicos tóxicos e radioativos (traços).
  • B. Cabine de contenção máxima, totalmente fechada, com ventilação própria, construída em aço inox, à prova de escape de ar, que opera com pressão negativa.
  • C. Tipo de cabine usada para agentes biológicos tratados com produtos químicos e radioativos e em operações de risco moderado, incluindo materiais químicos voláteis.
  • D. Tipo de cabine usada em operações de risco moderado com materiais químicos e voláteis e com agentes biológicos tratados com mínimas quantidades de produtos químicos ou tóxicos.