Durante a divisão celular em eucariotos, é possível identificar por microscopia óptica estruturas altamente condensadas que contêm as moléculas de DNA, os cromossomos metafásicos. O estudo da citogenética permite diferenciar formas e estruturas desses constituintes celulares, que são relacionadas à maneira como o organismo expressa sua informação genética. Em relação a essas características dos cromossomos, assinale a alternativa correta:
  • A. Nos cromossomos submetacêntricos, o centrômero está localizado próximo a uma das extremidades e esse tipo de cromossomo possui pequenas massas de cromatina fixadas aos braços curtos, chamadas de telômeros.
  • B. Na técnica de bandeamento G são identificadas por coloração seletiva regiões do cromossomo que contêm a heterocromatina constitutiva que geralmente correspondem às regiões do centrômero e dos telômeros.
  • C. A Síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 em humanos é uma euploidia, pois se trata da adição de um cromossomo ao cariótipo normal da espécie.
  • D. A técnica de bandeamento G auxilia na identificação dos pares de cromossomos homólogos e detecção de deleções, inversões e duplicações, pois revela padrões típicos de bandas claras e escuras dos braços cromossômicos.
  • E. Os satélites são segmentos de DNA-proteína localizados nos extremos de cromossomos, possuem milhares de seqüências curtas de nucleotídeos repetidas e têm a função de manter a integridade do material genético.