Barragens são ambientes artificiais construídos geralmente com a finalidade de abastecimento público ou geração de energia elétrica. Esse tipo de ambiente aquático apresenta forte tendência a desenvolver florações de cianobactérias porque:
  • A. há a utilização eficaz dos gases H2S (sulfídrico) e CH4 (metano), oriundos da decomposição anaeróbia da matéria vegetal submersa, no metabolismo celular das cianobactérias, o que lhes confere vantagem competitiva.
  • B. há o aumento de peixes fitófagos que se alimentam de algas clorofíceas e bacilariofíceas que são as algas que competem com as cianobactérias por recursos.
  • C. há a eutrofização do lago formado pela barragem principalmente pelo aumento da concentração de fósforo e nitrogênio oriundos da decomposição da vegetação submersa e pelo aumento da penetração de luz solar devido à alta transparência da água.
  • D. competem com as cianobactérias por recursos. (C) há a eutrofização do lago formado pela barragem principalmente pelo aumento da concentração de fósforo e nitrogênio oriundos da decomposição da vegetação submersa e pelo aumento da penetração de luz solar devido à alta transparência da água.
  • E. há a acumulação de metais pesados na zona profunda do lago, sendo as cianobactérias o componente do fitoplâncton com maior resistência à toxicidade por metais.