Rios e lagos são ambientes integrados aos ecossistemas terrestres e fornecem condições para o desenvolvimento de flora e fauna específicas, contribuindo sobremaneira para a biodiversidade. A Limnologia é a ciência que, mediante pesquisas, possibilita o entendimento sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Entre os conceitos conhecidos na Limnologia, assinale a afirmativa incorreta.
  • A. Em lagos tropicais, a alta taxa de decomposição da matéria orgânica se dá em função da baixa profundidade, alta turbulência e altas temperaturas, o que faz com que a reciclagem da mesma se processe em velocidade muito mais rápida do que em lagos de regiões temperadas.
  • B. Na região amazônica, são encontrados rios e lagos que apresentam água com cor escura. Isto se deve aos baixos valores de pH encontrados nesses ambientes em decorrência da ausência de substâncias tamponadoras (carbonato e bicarbonato) em solução.
  • C. Em lagos que possibilitam o desenvolvimento de comunidades de macrófitas aquáticas, estas são as que apresentam os maiores valores de produtividade primária, quando comparadas com o fitoplâncton e o perifíton.
  • D. Na grande maioria dos ambientes aquáticos continentais, o zooplâncton é formado por protozoários rotíferos, anelídeos e crustáceos.
  • E. Em lagos tropicais sem eutrofização artificial, a concentração de orto-fosfato solubilizado é muito baixa, pois esse nutriente é rapidamente assimilado e incorporado à biomassa do lago devido ao alto metabolismo dos organismos.