Basicamente, as células podem ser classificadas como procariotas ou eucariotas. Várias características são exclusivas de um ou outro tipo celular. Analise as inferências sobre esses tipos de células e marque a correta:
  • A. Algumas células procariotas podem parasitar células eucariotas, mas estes tipos de células possuem tamanhos similares, menores que 10 micrômetros, não sendo esta característica discriminante entre procariotos e eucariotos.
  • B. As células procariotas são dotadas de um tipo de membrana, bastante similar à membrana plasmática, que reveste uma região chamada nucleoide, tornando-a isolada do restante do citoplasma; na célula eucariota, a carioteca realiza esta função.
  • C. A tradução do mRNA em proteína pode ocorrer simultaneamente à transcrição do DNA em mRNA nas células procariotas, o que não é comum para células eucariotas.
  • D. Entre tantas diferenças entre células procariotas e eucariotas, os ribossomos são as organelas que representam a similaridade, pois os dois tipos de células (procariotas e eucariotas) possuem ribossomos, exatamente similares, estrutural e funcionalmente.
  • E. O complexo de Golgi das células eucariotas é responsável por preparar as principais secreções tanto intra, quanto extracelulares, enquanto, nos procariotos, esta estrutura tem a função (extra-celular) de secretar os polissacarídeos que irão fazer parte da parede celular.