“Nada na biologia faz sentido, exceto pela luz da evolução.” Esta frase, título do artigo publicado em 1973, do século passado por Theodosius Dobzhansky, credita à evolução toda a sua relevância, teoria que fez há pouco, 150 anos. Entre os fenômenos biológicos associados à evolução, a especiação ocupa posição de destaque. Sobre especiação, assinale a afirmativa correta:
  • A. A especiação é necessariamente dependente do isolamento geográfico, requisito básico para o isolamento reprodutivo.
  • B. A especiação alopátrica é caracterizada pela formação de espécies diferentes a partir do intercruzamento entre espécies de gêneros diferentes.
  • C. A especiação simpátrica é a origem de duas espécies, resultado da separação geográfica de populações da espécie ancestral por um evento geológico súbito, como um rio ou montanha.
  • D. A especiação por recombinação é um processo pelo qual duas espécies diferentes hibridam-se e o genoma misturado do híbrido resulta em uma terceira espécie, a partir de então, geneticamente isolada de seus ancestrais.
  • E. Após ocorrido o processo da especiação, diferentes fatores contribuem para a manutenção do isolamento reprodutivo entre as novas espécies formadas, como as diferenças etológicas, que exemplificam um caso de isolamento pószigótico.