Um determinado estudante de Ciências Biológicas, pretende se especializar em Botânica e entre os seus esforços para buscar seus objetivos, é monitor da disciplina Botânica Geral de sua Universidade. Em uma de suas aulas, este estudante fez um esquema simplificado para representar um corte transversal de um tronco de uma árvore, como o mostrado abaixo. Neste esquema, os principais tecidos encontrados foram destacados. Após apresentar tal esquema, pediu aos seus alunos que definissem as funções de cada um dos tecidos apresentados e definiram estes tecidos, como se pode conferir a seguir:

1) Súber é um tecido secundário, constituído por células poligonais, mortas quando maduras, com paredes celulares impregnadas por suberina, resistente à passagem de gases e vapor d’água.

2) Felogênio é um tecido meristemático, comum em caules e raízes de gimnospermas e angiospermas lenhosas, com função de dar origem ao súber e ao feloderma.

3) Feloderma é um tecido localizado na parte interna da periderme, constituído principalmente de células meristemáticas, precursoras do floema.

4) Floema é um tecido condutor de seiva elaborada, constituído por elementos crivados, vários tipos de células parenquimáticas, fibras e esclereides.

5) Câmbio (vascular) consiste de uma bainha cilíndrica de células parenquimáticas cujas divisões originam células do xilema, sendo esta a sua função na planta.

6) Xilema é um tecido vascular complexo, caracterizado pelos elementos traqueais, através do qual água e sais minerais são conduzidos na planta.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. 1, 2
  • B. 2, 3, 4, 6
  • C. 3, 5 e 6
  • D. 1, 2, 4, 6
  • E. 1, 2, 3, 4, 5, 6