Uma das complicações da Fertilização In Vitro (FIV), a gestação múltipla, pode ser evitada atualmente com a transferência mais tardia para o útero dos embriões fecundados em laboratório. Isto significa transferir os embriões em estágio de blastocistos, deixando-os mais tempo em laboratório para obter uma seleção embrionária melhor. Isto se tornou possível com o desenvolvimento de meios de cultura seqüenciais, que permitem a obtenção de um embrião em estágio avançado de desenvolvimento, aumentando o seu potencial de implantação no útero materno. Assinale a alternativa correta em relação aos meios de cultura utilizados para desenvolvimento embrionário:

  • A.

    O meio HTF (Human Tubal Fluid) com gentamicina é um meio livre de proteínas e pode ser utilizado até o terceiro dia do desenvolvimento embrionário, suplementado com proteína de acordo com a necessidade

  • B.

    O meio HTF modificado (Modified Human Tubal Fluid) com gentamicina possui alta concentração de soroalbumina humana e é recomendado para o primeiro dia do desenvovimento embrionário.

  • C.

    Nos três primeiros dias o embrião não necessita de requerimentos protéicos, sendo colocado em soro fisiológico.

  • D. Logo após a introdução do espermatozóide no óvulo, o ovo fecundado deve ser colocado no meio Blastocisto tamponado com HEPES.