Biologia

Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.

Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.

Tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais, o tratamento que dará ao tema deverá ter como orientação um(a):

  • A.

    reforço das representações sobre o corpo que os alunos já possuem, no sentido de respeitar seus conhecimentos prévios.

  • B.

    conjunto de idéias a respeito da corporeidade proveniente do convívio social e do contato com os meios de comunicação de massas.

  • C.

    conhecimento do corpo como entidade eminentemente física, cuja complexidade demanda pesquisa do funcionamento de cada órgão.

  • D.

    visão multidisciplinar do corpo humano, com ênfase nos aspectos nutricionais, no estudo da química e da física da matéria.

  • E.

    concepção de corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito.