Ciência da Computação Software Dados Armazenamento de Dados

Em todo sistema computacional, a memória secundária é, via de regra, mais lenta que a memória principal. Esse aspecto torna a primeira mais barata que a segunda e contribui para que um computador possua, na maioria das vezes, mais espaço em memória secundária que em memória principal. Considerando as características e particularidades dos diversos tipos de memória secundária existentes, assinale a opção correta.

  • A.

    A fita magnética foi o primeiro tipo de memória secundária a ser utilizada nos computadores. Hoje ela é pouco utilizada, quando comparada aos discos rígidos, haja vista o fato de ela ser um dispositivo de acesso aleatório, o que gera uma demora excessiva no acesso aos dados.

  • B.

    Um disco magnético é, geralmente, dividido em círculos concêntricos chamados trilhas, cuja leitura é realizada por cabeças móveis.

  • C.

    A latência rotacional de um disco que gira a 7.200 rpm é de, aproximadamente, 8,3 × 10-6 segundos.

  • D.

    As informações em um disco óptico (CD ou DVD) são gravadas em círculos concêntricos por meio de furos (pits) e áreas não-queimadas (lands). Por outro lado, observa-se que é possível, após concluída a gravação de um disco óptico do tipo CD-R, inserir dados adicionais aos já existentes, desde que respeitada a capacidade de armazenamento daquele disco.