Ciência da Computação Software Dados Armazenamento de Dados

Sobre RAID (Redundant Array of Independent Disks) são apresentadas as seguintes afirmações:

I. A implementação de RAID 0 permite tornar o sistema de disco mais seguro enquanto que a implementação de RAID 1 permite tornar o sistema de disco mais rápido.

II. Considerando que um sistema de disco trabalha com uma taxa de gravação de dados a 100 MB/s e está utilizando um arranjo do tipo RAID 0 com 2 (dois) discos, o tempo para gravar um arquivo de 1024 KB é de 0,005 segundos.

III. Na técnica RAID 1, se o disco rígido principal apresentar defeito, o segundo entrará em ação automaticamente. A limitação dessa técnica é que o arranjo precisa ser feito no momento da formatação dos discos rígidos e da instalação do sistema operacional. Além disso, os discos rígidos precisam ser iguais e do tipo SCSI.

IV. As técnicas de RAID 0 e RAID 1 podem ser combinadas ao mesmo tempo, mas é necessário, no mínimo, quatro discos rígidos. A exceção é a configuração JBOD (Just a Bunch of Disk), que permite o uso de 2 discos, e funciona usando apenas metade da capacidade de cada um, simulando, assim, quatro discos rígidos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações CORRETAS:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e III.