Ciência da Computação Arquitetura de Computadores

Na organização e arquitetura de computadores:

  • A.

    o disco rígido é um exemplo de memória volátil embasada em gravação magnética, que apresenta, em geral, um tempo de acesso maior que aquele das memórias RAM estáticas.

  • B.

    a evolução tecnológica tem propiciado sucessivas mudanças na arquitetura dos computadores para o alcance de maior rapidez em processamento e comunicação entre seus componentes. Nesse sentido, as interfaces de comunicação no padrão serial estão cedendo lugar às competitivas interfaces paralelas.

  • C.

    os sistemas de armazenamento de memória, nos computadores atuais, podem ter diversos níveis de cache e em muitos casos, os caches podem ser implementados tanto dentro quanto fora do chipset do processador.

  • D.

    os sistemas operacionais modernos não têm por função auxiliar no controle do acesso a periféricos. Atualmente, essa função é realizada por um programa denominado processador de macros.

  • E.

    nos microprocessadores de arquitetura CISC, o conjunto de instruções apresenta um número mínimo de instruções em linguagem de máquina, consumindo, portanto, menos memória que as máquinas com arquitetura RISC, que utilizam conjuntos de instruções com um número muito maior de instruções.